Banho: Tudo o que você precisa saber

Sempre falo que banho em coelhos, é algo desnecessário. É mais um capricho do proprietário.
Diferente de cães, os coelhos não precisam tomar banho e eu particularmente não recomendo por ser bem estressante. Eles fazem sua própria higiene, não possuem cheiro e não precisam ir ao Pet Shop.

Por que não devo banhar meu coelho?
Os coelhos se assustam com mais facilidade comparado com outros animais, e são pouquíssimos lugares que realmente sabem dar banhos em coelhos. Normalmente é uma atividade estressante, e por ser desnecessário, eles não possuem o hábito de tomar banho e podem pegar um resfriado ou fungos se não forem bem secos.

Ele realmente não precisa tomar banho?
Não, ele não precisa. Como os gatos, eles fazem a higiene se lambendo. Até mesmo as raças mais peludas não precisam de banho, apenas de uma escovação regular.

Mas caso meu coelho se suje, o que devo fazer?
Se ele estiver realmente sujo, o ideal é limpá-lo com um pano ou lencinhos umedecidos (prefiro sempre um pano úmido pois não possuem perfume). Se ele sujar as patas, não é necessário limpar meticulosamente, com o tempo ele mesmo vai se limpando e sempre ficará meio manchado.

Se o meu coelho pegar pulgas, banho resolve?
Não. Apenas um anti-pulgas específico resolverá. Sempre é importante manter seu coelho livre de pulgas cuidando da higiene do ambiente e dos outros animais que convivem com ele, pois não é todo anti-pulgas que os coelhos podem usar.

Eu quero dar um banho no meu coelho mesmo não precisando, devo proceder como?
Saiba que não será uma tarefa comum. Mesmo que queira dar banho em um coelho, saiba que 1 banho (ou até mesmo 2) por ano é mais que suficiente, muito banho tira a camada de proteção da pele deles que é bem sensível e também não deve ficar recebendo produtos como shampoos ou perfumes.
Primeiro, deve procurar um local que saiba dar banho em coelhos (que são difíceis de encontrar). Devem ser locais tranquilos e garanta que seu coelho fique bem seco para não criar fungos ou pegar gripe.

Quer usar este texto no seu blog/site? Cite a fonte, e nos comunique. Reproduzir artigos assumindo ser de sua autoria é plágio e crime de acordo com a Lei 9.610-9.