Comprando seu Mini Coelho: Escolhendo o local

Ai, ai....
A árdua tarefa de escolher um criador/local para adquirir seu coelhinho. Sim, esse é o passo MAIS importante depois que você já está ciente que não deve adquiri-lo por impulso e como um ser vivo ele vai necessitar de cuidados.
 Vamos deixar algo claro: Não precisa adquirir um filhote conosco, mas sim de um local que te passe confiança e vá tirar suas dúvidas. Pensem bem: Se você adquirir seu coelho, e for tirar dúvidas com outro criador, por que não adquiriu seu filhote com aquele criador ou algum que ele recomenda? Afinal, esse criador que lhe ajuda não tem obrigação nenhuma em te ajudar, está apenas sendo gentil. Quem tem obrigação é o criatório que você adquiriu seu animal, então pensem muito aonde irão adquirir seu Mini Coelho, pois dúvidas IRÃO surgir, e eles DEVEM ser sanadas! #pensem
Pet Shops
Vamos admitir que 80% dos Pet Shops não são criadores de Mini Coelhos e compram os filhotes para revender de criadores que criam em largas escalas. Ok! Tudo está errado.
A maioria dos Pet Shops não passam informações reais, corretas e precisas de como cuidar desse tipo de animal, não sabem a origem dos filhotes (seu pai, sua mãe, avós, etc) e se algum de seus antepassados possuem propensão a alguma doença ou se possuem alguma falha genética.
Não devemos esquecer que a maioria das grandes redes de Pet Shops compram filhotes com 25-30 dias, um período que ainda deveriam estar no criatório pra aumentar a imunidade.
By Google Images
Simplificando: Seu filhote ainda não está pronto para ir pra casa.
O principal perigo é adquirir um animal doente (pois várias pessoas diferentes manuseando um animal não é legal, não sabemos que tipos de bactérias as pessoas carregam por aí), com raça duvidosa (afinal, você não sabe quem são seus pais para garantir sua raça), temperamento duvidoso e dificilmente terá uma orientação pós-venda.
O máximo que o Pet Shop fará é te dar outro filhote, ou dizer que não foi culpa deles. E realmente não é culpa deles.
Nota: Toda regra tem sua exceção. Existem SIM Pet Shops muito bons (melhores até que criadores). Pet Shops que os funcionários sabem tirar suas dúvidas, ver sexo, raça e ainda fornecem o contato do criador normalmente são confiáveis :)

Criadores de fundo de quintal
Bom, adquirir um coelhinho deste tipo de criador é também arriscado. Mais seguro que Pet Shops pois você terá orientações e poderá conhecer o criador, local, etc... Mas talvez possa ser pior se:
Esse criador não sabe te orientar, não deixa você conhecer o ambiente ou até mesmo ele, tem instalações precárias, animais misturados e doentes.... Sendo assim, é melhor adquirir seu coelhinho de um Pet Shop que te passe confiança como dissemos acima.

Criador responsável
Obviamente o local mais indicado.  Entenda que por criador responsável, não queremos dizer:
Um veterinário/uma pessoa que possui cerca de 100 coelhos de raça pura. 
Ser responsável, vai muito além de genética, conhecimentos gerais, de saúde, instalações adequadas, etc.
Criador responsável, é aquele que em todo momento vai ser sincero com você, tirar suas dúvidas, perguntar sobre você (ele também tem interesse em saber um pouco sobre a nova família do seu orelhudo), avaliar se você está preparado para ter um filhote e te orientar qual a melhor raça/filhote para você. Ele deixa os filhotes num ambiente limpo, manuseia seus animais corretamente e com cuidado, além de AMAR e SABER o que faz/orienta.

Lembre-se
  1.  Procure indicações do Pet Shop / Criador
  2. Perceba se ele te orienta e tira suas dúvidas
  3. Veja se o criador informa o sexo do filhote no dia da retirada. A partir dos 35 dias, um criador já sabe o sexo do filhote. Antes é complicado de definir com precisão;
  4. Observe o ambiente (não precisa ficar encarando a casa do criador como se fosse um marginal rss Reparar na casa é normal, mas repare... não encare, professores de etiqueta afirmam que isso é deselegante haha). Estamos falando em observar se o local está limpo, sem moscas. Veja como o seu filhote está.... Se ele parece feliz, saudável.... e observe o que o criador pode afirmar sobre ele. 
  5. Mais importante: Se você não se interessou pelo filhote, não gostou dele ou simplesmente não gostou do criador / pet shop, não adquira o filhote por dó ou impulso. Pode parecer lindo salvar um filhote doente (e realmente é), mas só irá incentivar o criador / pet shop a produzir mais animais assim.... E você não poderá salvar todos não é?
Perguntas comuns
  • Não consigo adquirir um filhote de vocês ou de um criador que pesquisei. Recomendam outros criadores? Podem avaliar tais criadores para mim?
Resposta: Recomendamos sim outros criadores se conhecemos seu trabalho e reputação. E não avaliamos criadores. Então por favor, não perguntem sobre a idoneidade de Criador X, pois se não conhecemos ele, não podemos julgá-lo por fotos ou um site.
Também não respondemos perguntas do tipo: Qual filhote deste anúncio do Mercado Livre devo escolher? Gente, é seu filhote.... você tem que sentir uma ligação, você quem vai conviver com ele, não nós rs
  • O criador não deixou eu conhecer o plantel. Fui até sua casa, vi os pais / ou exemplares adultos... mas não entrei no plantel. Ele está me enganando? 
Resposta: Talvez sim. Talvez não. Nessas horas é importante confiar no criador e notar se os animais parecem bem. Dificilmente um coelho parecerá feliz se vive em más instalações. Mas o criador NÃO É OBRIGADO a permitir visitas em seu plantel.
Os coelhos podem estranhar, você (mesmo sem saber) pode estar levando alguma coisa para dentro do plantel por acidente, alguma fêmea pode estar com filhotes, algum coelho pode estar cruzando, ou simplesmente tem que passar pela casa do criador e invade sua intimidade. Afinal, todo mundo tem receio de permitir livre acesso para um estranho em sua residência. Nós mesmos, não permitimos visitas por dois motivos
  1. Nossos coelhos estranham (lidamos com 50 orelhudos, 50 personalidades diferentes. Nem todos se sentem bem com visitas) devido ao barulho, cheiro.
  2. Invasão de privacidade: Para chegar no plantel, passa-se por toda nossa residência. E nem todas as pessoas / animais da nossa família sentem-se confortáveis com acesso de estranhos pela casa. 

Mesmo assim, mostramos sempre o pai ou um exemplar adulto. 

  • O Pet Shop parece confiável e me passou o telefone do criador. O que eu faço? Como saber se irei ter ajuda se precisar?
Ligue pro criador, e pergunte se o filhote que está no estabelecimento é mesmo dele. Pergunte sobre o filhote, tire suas dúvidas e pergunte se pode conhecer o criador ou ter uma forma de contato para ter uma assistência pós-venda.
  • Comprei um filhote e estou sem assistência. O que eu faço? Vocês podem me ajudar? Se ele ficar doente posso levar pra vocês? Qual a raça do meu filhote?
Bom. Não respondemos e-mails com dúvidas relacionadas a saúde pois não somos veterinários e não podemos fazer "consultas online". Também não respondemos e-mails com dúvidas relacionadas a raça. Só dá pra saber a raça de um coelho se sabemos quem são seus pais.
Orientamos com cuidados básicos, lista de veterinários, etc...
Uma excelente opção é ingressar em fóruns, grupos de Facebook (Coelhos Brasil, Adote um Orelhudo, Coelhovers) ou ligar para nós, ou para um veterinário especializado em exóticos para te ajudar.
Não fornecemos orientações por e-mail para quem não adquiriu um filhote nosso. Eu (Helena), sou uma pessoa que não tem muito tempo pra escrever um e-mail com todas as orientações necessárias (que são muitas) e prefiro falar, pois acho que assim tudo fica mais esclarecido. Então, não me importo em ajudar você, basta me ligar (11) 2894-9647. Por e-mail responderei somente o básico, pois entro pouco no computador.
Esperamos que o artigo lhe ajude!
O mais importante é adquirir um filhote que goste e que esteja saudável...